domingo, 20 de junho de 2010
A EXPECTATIVA DE VIDA
Devido aos avanços da medicina, que hoje trata problemas médicos associados a sindrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com Sindrome de Down vem aumentando incrivelmente nos ultimos anos. Para se ter uma ideia, enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos. Em 1989 subiu para 15 anos.
Atualmente, e cada vez mais comum pessoas com Sindrome de Down chegaraem aos 50, 60 anos , ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da populaçao em geral.
Hoje pessoas com Sindrome de Down tem apresentado avanços impressionantes e rompendo muitas barreiras.
Em todo o mundo e aqui tambem no Brasil , ha pessoas com SD , estudando, trabalhando , vivendo sozinhas, se casando e ate chegando a universidade. A melhor forma de combater o preconceito é atraves da informaçao e da inclusao de todas as pessoas ,na familia, na escola , no mercado de trabalho e na comunidade.
Dependendo do grau da severidade e do comprometimento da sindrome, hoje podemos ver essas pessoas constituindo familia, casando e ate gerando filhos. Porem isso so e possivel se nao existir preconceito dentro do seu proprio lar.
Voce que é pai de uma criança portadora de Sindrome de Down sera responsavel pela formaçao dela. Cabe somente a voce orientar e ver que ele pode seguir seu proprio caminho, ser independente e principalmente SER FELIZ!!
sábado, 19 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
O direto de estudar
sábado, 12 de junho de 2010
ESTIMULAÇAO
ESTIMULANDO O BEBE
O banho e a troca oferecem variadas situaçoes naturais que colaboram para o desenvolvimento do bebe como um todo. Durante o banho mude-o de posiçao , assim le tera variaçoes ao observar o ambiente e tera que sustentar a sua cabeça em diferentes posiçoes.
Sempre converse com o bebe durante o banho, troca, alimentaçao e passeios. Nomeie as partes do corpo quando toca-las , olhe nos olhos da criança e procure seu olhar, esperando sua resposta enquanto fala. As crianças pequenas tem muito interesse pelo rosto humano. Voce deve usalo sempre, mudando a expressao.
Os brinquedos podem ficar presos no berço a uns 40 cm de sua vista, para que ele os observe quando estiver acordado. Nao ponha brinquedos demais, nem mostre varias coisas ao mesmo tempo para o bebe, pois isto pode dispersa-lo e ele nao fixar em nenhum deles.
Voce pode fazer varias brincadeiras quando ele estiver acordado e tranquilo.acene a cabeça de um lado para o outro e de repente mude a direçao; fale com movimentos exagerados na boca; fça sons com chocalho ou brinquedos no campo visual do bebe.
Quando o bebe estiver um pouco maior voce pode ir dificulatando as brincadeiras. Esconda seu rosto ou o do bebe e espere que ele descubra. Faça sons fora da sua visao e espere que ele localize de onde vieram. Mostre outros sons diferentes.
COMO AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
O desenvolvimento da linguagem ocorre atraves da interação da criança com o o meio. Isto tambem é verdadeiro para crianças com Sindrome de Down. Os pais e professores devem ser orientados pelo fonoaudiólogo que poderá elaborar um programa específico para cada criança. Antes de mais nada, é importante sanar ou minimizar aspectos fisicos que possam prejudicar a articulaçao e produçao vocal atraves de exercicios para fortalecimento da musculatura, adaptaçao de proteses dentarias ou auditivas etc. A seguir estao algumas sugestoes e aspectos importantes que pais, familiares e profissionais devem considerar para a elaboraçao e a aplicaçao de um programa de desenvolvimento da linguagem de crianças com Sindrome de Down.
- Criar um ambiente favoravel e estimulador.
- Nunca falar pela criança nem deixar que os outros falem por ela.
- Prestar atençao quando a criança iniciar um dialogo.
- Criar situaçoes inesperadas que provoquem reaçoes da criança.
- Fornecer apoio aos pais para que possam desenvolver um relacionamento emocional saudavel com a criança.
- Informar à familia sobre o nivel de desenvolvimento da linguagem da criança, orientar em que complexidade devem falar para ajudar no desenvolvimento da linguagem e na manutençao do dialogo
- Garantir o desenvolvimento global ( motor, cognitivo, social e emocional) da criança mantendo relacionamento com profissionais especializados nas diversas areas.
- Criar ambiente propicio para a socializaçao, incentivando as iniciativas, as amizades, os relacionamentos com pessoas diferentes
Observar as caracteristicas individuais e atender as necessidades especificas ajudando a pessoa com SD a se comunicar e a ver a linguagem como uma forma facilitadora para a realizaçao de seus desejos e expressoes de seus desejos.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
Quando a criança é amamentada ao seio, as estruturas faciais tem um melhor desenvolvimento e a incidencia de caries é menor. Alem dos nutrientes, o leite contem fatores que proporcionam maior proteçao imunologica ( o que diminiu grandemente os incidentes infecciosos durante os primeiros anos de vida); menor risco de reaçao alergica, alem de previnir doenças posteriores como a diabetes, obesidade etc.
O movimento de succao do peito vai ajudar a fortalecer toda a musculatura facial, que é hipotonica nas crianças com Down, e melhorar a oclusao. Tudo isso repercutirá favoravelmente na mastigaçao e no desenvolvimento da fala.
A amamentaçao possibilita a adequada respiraçao nasal, que aquece e filtra o ar, adequa a posiçao da lingua, determina o ritmo e a direçao do crescimento mandibular, alem de proporcionar uma boa digestao.
Mas as vantagens nao sao so as biologicas, ja que o aleitamento materno oferece uma oprtunidade unica para ter um contato intimo com o bebe e aumentar o vinculo entre a mae e o recem nascido. O peito nao so traz o melhor alimento possivel para a criança, como tambem oferece carinho, consolo, e é uma fonte contínua de estimulaçao em todos os sentidos : impossivel de substitui-lo.
Quando ha casos de cardiopatia congenita havera uma dificuldade em amamentar o bebe.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
A NOTÍCIA
- Procure dar a noticia ao casal, sempre depois que eles tenham visto o bebe, isto deve acontecer o mais cedo possível, ainda na maternidade.
- Faça isto num ambiente tranquilo, tentando criar uma certa intimidade.
- Não permita a presença de estranhos ou de outras pessoas.
- Use uma linguagem adequada ao casal
- Examine o bebe na frente dos pais com atençao e carinho; vá apontando as caracteristicas da sindrome de Down que estao justificando a necessidade do exame cromossõmico.
- Deixe claro que a confirmaçao da Sindrome só ocorre com o resultado do cariótipo, mas que as chances de um engano a aprtir das caracteristicas fisicas sao bem pequenas.
- Evite usar termos como retardado, mongolismo.
- Fale sobre a Sindrome, porem, deixe claro que o bebe precisa dos mesmos cuidados que as outras crianças e que, embora seu desenvolvimento seja mais lento, nao se sabe qual será o limeite desse desenvolvimento.
- informe sobre a necessidade de acompanhamentos especializados, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, etc.
- Explique as caracteristicas da sindrome, ressaltando os pontos positivos.
- incentive o casal a contar o diagnostico e explicar aos familiares e amigos o que é a sindrome de down e que essa criança precisa do convivio social e do carinho da familia como qualquer outra criança .
terça-feira, 8 de junho de 2010
segunda-feira, 7 de junho de 2010
O QUE É A SINDOME DE DOWN
domingo, 6 de junho de 2010
Apresentação
Esperamos que conteudo postado aqui possa ajudar a muitos pais, familiares, educadores que convivem com essas crianças tao especiais!!