domingo, 20 de junho de 2010

A EXPECTATIVA DE VIDA


Devido aos avanços da medicina, que hoje trata problemas médicos associados a sindrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com Sindrome de Down vem aumentando incrivelmente nos ultimos anos. Para se ter uma ideia, enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos. Em 1989 subiu para 15 anos.
Atualmente, e cada vez mais comum pessoas com Sindrome de Down chegaraem aos 50, 60 anos , ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da populaçao em geral.
Hoje pessoas com Sindrome de Down tem apresentado avanços impressionantes e rompendo muitas barreiras.
Em todo o mundo e aqui tambem no Brasil , ha pessoas com SD , estudando, trabalhando , vivendo sozinhas, se casando e ate chegando a universidade. A melhor forma de combater o preconceito é atraves da informaçao e da inclusao de todas as pessoas ,na familia, na escola , no mercado de trabalho e na comunidade.
Dependendo do grau da severidade e do comprometimento da sindrome, hoje podemos ver essas pessoas constituindo familia, casando e ate gerando filhos. Porem isso so e possivel se nao existir preconceito dentro do seu proprio lar.
Voce que é pai de uma criança portadora de Sindrome de Down sera responsavel pela formaçao dela. Cabe somente a voce orientar e ver que ele pode seguir seu proprio caminho, ser independente e principalmente SER FELIZ!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário