segunda-feira, 7 de junho de 2010

O QUE É A SINDOME DE DOWN

CAUSAS


Dentro de cada célula do nosso corpo, estão os cromossomos, reponsaveis pela cor dos nossos olhos, altura, sexo, e também por todo o funcionamento e forma de cada orgao do corpo interno, como o coraçao, estômago, cérebro, etc. Cada uma das celulas possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois, quer dizer, existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula. Um desses cromossomos chamado de nº 21 é que está alterado na Sindrome de Down . A criança que possui esta sindrome, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem tres cromossomos 21 em todas as suas células, ao inves de ter dois. É a trissomia 21. portanto a causa da Sindrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. É um acidente genético. Esse erro nao esta no controle de ninguem.


TRATAMENTO


Até o momento nao há cura. A Sindrome de Down é uma anomalia das proprias células, nao existindo drogas, vacinas, remédios, escolas ou tecnicas milagrosas para curá-la.

Com os portadores de Sindrome de Down deverão ser desenvolvidos programas de estimulação precoc que propiciem seu desenvolvimento motor e intelectual, iniciando-se com 15 dias após seu nascimento. Porem a intervençao fonoaudiológica pode ser de imediato na orientação a amamentaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário