sexta-feira, 11 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

O aleitamento materno esta associado a um melhor desenvolvimento mental, comportamental, neuromotor e da linguagem
Quando a criança é amamentada ao seio, as estruturas faciais tem um melhor desenvolvimento e a incidencia de caries é menor. Alem dos nutrientes, o leite contem fatores que proporcionam maior proteçao imunologica ( o que diminiu grandemente os incidentes infecciosos durante os primeiros anos de vida); menor risco de reaçao alergica, alem de previnir doenças posteriores como a diabetes, obesidade etc.
O movimento de succao do peito vai ajudar a fortalecer toda a musculatura facial, que é hipotonica nas crianças com Down, e melhorar a oclusao. Tudo isso repercutirá favoravelmente na mastigaçao e no desenvolvimento da fala.
A amamentaçao possibilita a adequada respiraçao nasal, que aquece e filtra o ar, adequa a posiçao da lingua, determina o ritmo e a direçao do crescimento mandibular, alem de proporcionar uma boa digestao.
Mas as vantagens nao sao so as biologicas, ja que o aleitamento materno oferece uma oprtunidade unica para ter um contato intimo com o bebe e aumentar o vinculo entre a mae e o recem nascido. O peito nao so traz o melhor alimento possivel para a criança, como tambem oferece carinho, consolo, e é uma fonte contínua de estimulaçao em todos os sentidos : impossivel de substitui-lo.
Quando ha casos de cardiopatia congenita havera uma dificuldade em amamentar o bebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário